domingo, 27 de março de 2011

Aprendendo a conhecer os estilos artísticos: Barroco

Nós da área de linguagens e códigos escolhemos começar nossas postagens a partir do Barroco. Estilo esse tão falado, mas pouco conhecido. E sempre digo para os meus alunos que a arte está ligada a literatura e a história. Motivo esse que nos fez falar desse estilo. E dessa vez quero mostrar o barroco de forma diferente. Não vou falar de Mestre "Aleijadinho", de Ouro Preto... Vou falar do carnaval de 2011. Através de uma escola de samba: Vai vai, foi possível mostrar um exemplo de superação que é o Maestro João Carlos Martins e aproveitar para falar de um músico impressionante "Bach".

Johann Sebastian Bach - Tocata y fuga em re menor BWV 565/Maestro João Carlos Martins




Nascido em uma família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas suas funções mais destacadas foram a de cantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante de sua carreira. Absorvendo inicialmente o grande repertório de música contrapontística germânica como base de seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências. Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influência desta que foi uma das formas mais populares do período Barroco. Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partituras para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.


Através da Escola de Samba Vai vai, foi possível falar do Maestro João Carlos Martins. Grande pianista que superou a doença para fazer o que mais ama que é a Música. O maestro João Carlos Martins era pianista e interpretava músicas de Bach. Mas por amor à música, se tornou maestro. Conheça um pouco da vida e da luta desse músico fascinante:


 


A arte Barroca





Suzane Ferreira
Professora de Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário